A cobrança digital consiste em usar novos meios para enviar faturas e boletos de cobrança. Para isso, as empresas aproveitam os canais e dispositivos digitais, especialmente os celulares. Afinal, o Brasil já conta com 424 milhões de dispositivos digitais em uso, entre computadores, celulares, tablets e telefones, segundo 31ª Pesquisa Anual do FGVcia.
Investir em tecnologia, automatizar processos e oferecer uma comunicação efetiva sem infringir as leis de proteção ao consumidor. Tudo isso sem contar que, ao investir em automatização de processos, é possível reduzir o tempo gasto com atividades operacionais e se dedicar cada vez mais a estratégias que reduzam a inadimplência financeira.
O que você checa com mais frequência: a sua caixa de correio ou o seu celular? Provavelmente, a segunda opção, certo? Com o seu cliente, não é diferente.
Com a evolução da tecnologia, a mala direta se tornou distante e impessoal. O contato no ambiente de trabalho do cliente também não é bem-vindo, já que as pessoas preferem manter a discrição em relação às dívidas.
Na tradicional mala direta, a resposta positiva no primeiro contato com o cliente não chega a 10%. Sem falar que o SMS permite operar um número maior de cobranças em um só dia.
Além de permitir um contato direto com clientes inadimplentes, a cobrança digital possibilita que a empresa envie lembretes automáticos de pagamento. Dessa maneira, as probabilidades de esquecimento e atraso diminuem muito.
Isso não quer dizer que o SMS deve ser o único canal de contato. Pelo contrário, o ideal é ser multicanal para poder falar com o cliente aonde quer que ele esteja. De qualquer forma, ter um meio de acesso tão rápido e próximo do consumidor faz toda a diferença.
Um bom exemplo de automatização do processo de cobrança é o envio de lembretes antes da data de vencimento de um boleto. Isso ajuda a reduzir a taxa de inadimplência consideravelmente. Mas, para isso, a dica é personalizar toda a comunicação para melhorar a experiência do seu cliente durante o momento de cobrança.
Um dos grandes benefícios da cobrança digital é que ela conta com ferramentas modernas de automação. Essas plataformas permitem automatizar o processo de cobrança, programando o envio de mensagens, faturas e boletos.
Com isso, há uma grande redução do tempo e da mão de obra necessários para efetivar as cobranças. Empresas de todos os tamanhos já optam por automatizar os pagamentos, realocando o trabalho das centrais de atendimento.
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